Libra

Signo do elemento AR
Ritmo : Cardinal
Regente : VÊNUS
Frase : EU EQUILIBRO !

DADOS DO SIGNO :
Corresponde a casa : 7 (Relacionamentos, Parcerias, Inimigo declarado e Acordos, O outro – o que me falta)
Floral de Bach : SCLERANTHUS
Chakra : 3 – PLEXO SOLAR / MANIPURA

Cor : AZUL CLARO, ROSA E VERDE JADE
Pedra : CITRINO, QUARTZO ROSA e JADE 
Polaridade : + / Masc. / Yang / Ativo
Mito : A Decisão de Páris
Metais : Cobre
Incenso : Rosa, Baunilha e Violeta

Orixá : Oxumaré / Santo Protetor : São Bartolomeu / Salmo : 132
Anjo : ANAEL – Vela Rosa
Talismãs : Pirâmide e Pingente de coração
Compatibilidade Elemento AR : Gêmeos e Aquário
Incompatibilidade ritmo CARDINAL :
Câncer e Capricórnio
Oposto complementar : Áries
Melhor dia da Semana : Sexta-feira (Viernes dia de Vênus)

Abaixo, descrição clássica do signo PURO. Para ter um perfil pessoal mais específico e completo é aconselhável consultar um Astrólogo e fazer o SEU Mapa Astral !
LADO (+)      X       LADO (-)

Missão : Ensinar o dom do Amor ! Mostrando às pessoas que agradar ao próximo é muitas vezes mais gratificante que agradar a si mesmo.

O Libriano clássico* é harmônico, amistoso, cortês, imparcial, compreensivo, justo, perfeccionista, refinado, diplomático, polido, pacífico, elegante, estético, às vezes indeciso e vive em busca de um ideal de beleza, equilíbrio entre as partes e da Paz entre as pessoas. Tudo isso está enraizado no anseio pelo belo e pelo civilizado que esse signo tem em sua essência!

O que seria da Paz, da cordialidade, da ponderação se não fossem os Librianos!? Incansavelmente colocando panos quentes aqui e ali, apagando incêndios e salvando vidas com sua diplomacia, com seu jeito de “deixa disso” e “não é bem assim”. Estaríamos perdidos, e com certeza a 3ª. Guerra mundial já teria sido deflagrada há tempos!

Além de tudo são belos e charmosos, é sua essência natural ser bonito, vale dizer que um bonito sutil e harmônico, quase perfeito, que parece possível somente às celebridades, como Brad Pitt, Leonardo de Caprio, Angelina Jolie e Gisele Bündchen, verdadeiros representantes da beleza de Vênus, regente de Libra, é a beleza do AR CARDINAL, aquela beleza que flutua, leve, suave, mas comunica sua entrada… tipo CHEGUEI!

É a beleza do momento em que a própria Gisele atravessa o Maracanã nas Olimpíadas e sem dizer uma só palavra, anuncia: “Os jogos estão abertos!” e nas entrelinhas dá o recado: “… e temos classe, elegância e somos belos”, mesmo que não seja tão verdade assim, é isso que a beleza Libriana muitas vezes faz, cria um encanto, um impacto que “disfarça” imperfeições, maquia as situações, coloca lentes cor de rosa, pois o objetivo é agradar, e que todos fiquem felizes.

Além da beleza, equilíbrio também é uma qualidade atribuída aos Librianos, mas por incrível que pareça muitos Librianos não sentem isso, o que ocorre é que eles buscam equilíbrio o tempo todo, o que é diferente de ter equilíbrio. Eles vivem na corda bamba, tentando aquietar os desequilíbrios internos através da busca pelo harmônico, evitando assim desentendimentos, buscando a paz, promovendo ambientes tranquilos, e agradando a todos, através de gentilzas, a maior parte do tempo.

O Arquétipo de Libra está vinculado ao equilíbrio, pois a busca dele é a raiz de tudo, permeando o comportamento Libriano através de uma vida inteira de concessões pela paz interior, estando presente em cada atitude dele, até em seu parâmetro estético, comparando as coisas para que os pratos da balança se equiparem. É tão importante que o próprio simbolismo do signo, a balança, remete ao equilíbrio.

Por buscar tanto a sintonia perfeita o Libriano se torna um idealista do belo, e por consequência é o verdadeiro perfeccionista do Zodíaco, do tipo que quando vê um quadro fora do prumo ou mal iluminado, equivale a morte da arte !

Para manter a ordem harmônica das emoções, Libra controla impulsos e arroubos, sendo comedido, elegante e proporcional até quando demonstra Amor. Além disso, é incapaz de um escândalo, um barraco ou ataque de nervos, ele explode para dentro, mas não expõe sua raiva de forma pública em crises de ira ou irritação, ele engole o sapo, sempre com aquele olhar de paisagem, postura elegante e racional, afinal é um signo ligado às boas maneiras, abominando grosserias, brigas, conflitos e indisposições.

Numa disputa, ele escuta ambos os lados de maneira igual, os prós e os contras são pesados, comparados e para isso entra outra característica do Libriano, o distanciamento emocional que o elemento AR tem como característica, que é imprescindível para tomada de decisão imparcial, assim ele garante que se fará real justiça e existirá paz, harmonia e equilíbrio.

O Libriano precisa se colocar com frieza e racionalidade fora da situação, evitando assim ser tendencioso, que pode gerar injustiça e o caos desarmônico! O troféu da ponderação é dele, o Belo Diplomata Pacificador do Zodíaco, o preço desse “status”, é usar somente a mente para decidir e esquecer o coração…

Nessa vida de tentar equilibrar os lados da balança, o Libriano não quer “ficar mal” com ninguém, e quando não sabe se impor com equilíbrio, sem agredir ambas as partes, ele lança mão do “tanto faz”, surgindo o Libriano indeciso, optando pela postura encima do muro, que para não desagradar nenhum dos lados e ansiando pela paz, desiste de lutar pelo que deseja, ou mesmo de expor sua opinião diversa em uma conversa, abrindo mão de sua própria voz e vontade, em prol do que o outro quer ou pensa.

Quem nunca fez uma pergunta para o Libriano sobre o que ele quer fazer e ele respondeu assim: – Não sei, o que VOCÊ quer fazer? – é isso que acontece, parece que ele não sabe o que quer e devolve a pergunta, na verdade ele sabe muito bem o que quer, mas acima de tudo ele quer agradar, pois a sua satisfação está em ver a outra pessoa satisfeita e esse mecanismo acontece com quase tudo na vida dos Librianos, eles espelham a vida através do outro.

Além de querer sempre agradar, Libra é um signo que tem muito respeito pela individualidade e jeito de ser peculiar do próximo. Por isso simboliza o equilíbrio exato entre forças opostas, através do entendimento das partes, Libra é o ponto de encontro onde dois caminhos se transformam em um, é o TAO** representando o caminho do meio, é a nossa consciência que a união faz a força, da cooperação, do compartilhamento, ele acredita verdadeiramente no trabalho em equipe e que sozinhos não evoluímos, não chegamos a lugar algum.

Aliás, Libra gosta de fazer tudo com alguém, nunca nada sozinho, como ele vê as coisas espelhadas através do outro, não vê muito sentido, por exemplo, em viajar, ir a um restaurante ou ao cinema sozinho, ele precisa do outro, é nele que vê sua vontade realizada, a felicidade do outro o faz feliz, é no sorriso do outro que ele consegue materializar o próprio.

Ele reflete e ao mesmo tempo absorve a alegria que vem do outro, por isso que se indispor com o alguém traz tristeza pra ele, sua ligação com o mundo fica interditada se a conexão com o outro “cai”, é como se seus sentidos ficassem adormecidos! Assim, toda vez que ele quer ver todos felizes, na verdade ele não está fazendo nada mais do que proporcionar para si mesmo felicidade também, da mesma forma que quando polpa alguém de alguma tristeza ou apazigua uma briga, ele está fazendo isso diretamente pelo outro, mas indiretamente por si.

No entanto Libra não é um signo grudento, ele representa a Vênus no elemento AR, imprimindo apego emocional, mas não efetivamente pela pessoa em si, mas ao que ela expressa para o mundo, ele precisa admirar e dar valor ao que o outro é e faz. É o Amor pelo movimento, pelas atitudes do outro, pelas aventuras que este lhe proporciona, que elege a alma gêmea do Libriano.

O único signo do Zodíaco que é representado por um objeto, é Libra, demonstrando mais uma vez a racionalidade fria que ele precisa para poder pesar o EU e o OUTRO de forma igual na balança.

Uma comprovação da energia de igualdade e equilíbrio que este signo carrega, é que Libra é um dos signos equinociais, sendo sua data de início marcada pela equalização das horas da noite e do dia, quando o SOL passa exatamente sobre a linha do Equador, dividindo sua luz igualitariamente entre ambos hemisférios.

Representando a casa 7, Libra é o signo do sol poente, anunciando a noite, sendo assim o primeiro signo social, reflete o individuo maduro pronto para relacionar-se com outras pessoas e viver em sociedade com respeito aos pontos de vista e vontades alheias, por isso ele entende tão bem a importância dos relacionamentos e das trocas entre as pessoas, para evolução intelectual e social.

Socializar é tão importante para Libra que ele é capaz de sacrificar-se pelo social, indo a festinhas chatas e sem graça só porque foi convidado e não quer fazer uma desfeita a quem o convidou, fazendo o que é socialmente adequado, não exatamente o que deseja, mas conseguindo o que quer : “sucesso social”.

Ter um relacionamento com outra pessoa é vital para os Librianos, tanto, que é muito raro encontrarmos Librianos solteiros, que não tenham um relacionamento formal com alguém, ou que pelo menos não vivam “enrolados”. Além disso, no relacionamento ele sempre irá buscar a perfeição de acordo com os parâmetros sociais, para que seja belo e harmônico, e faça sentido para seus próprios padrões.

Dessa forma nos deparamos com três tipos de comportamento:

  • O Libriano que pula de um relacionamento para o outro, buscando a perfeição deste.
  • O Libriano que mantem relacionamentos e parcerias desgastadas por longos períodos de tempo, mas que reflita o ideal de perfeição social ou de sociedade.
  • O Libriano que tenha um relacionamento realmente perfeito, perante a sociedade e para si, mas que exige um esforço diário do Libriano para manter tal perfeição.

Ele é do tipo que dá um boi para não entrar em uma disputa, mas que dá uma boiada para não sair dela. Traição para ele é inaceitável, mas ele não baixa o nível, nem arma barraco, afinal é elegante e diplomático, ele não aceita esse tipo de comportamento nem de amigos, sócios ou seus pares, pois isso torna a parceria (amizade/casamento/sociedade) imperfeita.

Lembrando que relacionamentos são necessários como ar para o Libriano, inicialmente ele é até capaz de engolir um rinoceronte, fazer vistas grossas para a traição, que ficará somente entre os pares, para perpetuar o relacionamento socialmente perfeito, mas se abusarem de sua “benevolência” ele é capaz de pedir a separação formal do amigo, parceiro ou sócio, e deixar o outro com uma mão na frente e outra atrás, pois a justiça, seu símbolo maior (a Vênus vendada com a balança na mão) estará sempre do lado Libriano.

Fazer “concessões” para evitar aborrecimentos, mantendo a Paz, é um comportamento tipicamente Libriano, e para ele é mais fácil fazer isso, pois ele consegue entender o outro muito bem, ele entende quase que matematicamente porque fazer concessões é necessário, principalmente com relação ao sexo oposto.

Como bem explica um dos mitos ligados a Libra, “Tirésias e as serpentes”, é como se Libra tivesse o poder de realmente se posicionar no lugar do outro, compreendendo melhor  que qualquer outro signo como os dois gêneros sentem em suas próprias peles, e assim ter mais tranquilidade em saber até onde pode ir com um e com outro, é o homem que compreende as oscilações e o limite do feminino, e a mulher que compreende as necessidades e desejos masculinos, sabendo muito bem quando e como ceder pela Paz.

Por saber muito bem como o outro se comporta, ele é muito charmoso, sabe conquistar as pessoas pelo ponto fraco, e através das palavras muito bem colocadas e sua forma agradável, nunca pendendo nem para um lado nem para o outro.

Adora reunir pessoas, organizar festas tradicionais em datas marcantes, sempre dando um jeito de uma simples reunião amigos ter ares de um grande evento social, com tudo muito bonito, ornamentado de acordo, equilibrado, “no ponto”, para que todos fiquem felizes, satisfeitos, e com isso, alimentarem o Libriano avido por sorrisos alheios!

Ele adora ser visto, mas nunca só, pensa sempre no NÓS, ou seja, ele + outro = 1, por isso quando vai a uma festa acompanhado, a dupla tem que passar uma boa impressão conjunta. Como o lado dele ele garante, se preocupa se seu par está bem arrumado, cheiroso e se “orna” bem com ele.

Acima de tudo, como depende do outro, ele odeia ser abandonado em uma festa pela sua dupla, principalmente quando este prefere ficar com os outros falando somente de si, e esquece o Libriano, aí ele fica irado, rotulando a atitude do parceiro como deselegância e egoísmo sem perdão, porque ele quer ser incluído na conversa, e quando o outro nem dá bola, aí a festa acaba para ele, revelando um ponto fraco do Libriano, a dependência enraizada no NÓS e a necessidade de segurança no parceiro.

Finalizando, os Librianos são excelentes advogados, negociadores e conciliadores, que sabem ponderar, julgar com equidade e tendo o cuidado natural de ouvir todos os lados antes de decidir, se incomodando muito com injustiças, mas tomando sempre decisões imparciais, independente das posições ou classes das partes.

E assim é Libra, belo, diplomático, amistoso, justo e pacificador. Sendo de todas as tribos ao mesmo tempo, mas não pertencendo a nenhuma, cumprimentando desde o porteiro ao sindico do prédio da mesma forma, atenciosa e cordial, Libra vai galgando seu caminho na corda bamba, focado em não cometer deslizes e ser aceito por todos!

DETESTAM: Agressividade, fazer coisas sozinho, mau gosto, discussão, brigas, gritaria, baixaria, barraco, isolamento, desarmonia, imperfeição, pobreza, falta de educação, xingamentos, desproporção, guerra, autoritarismo, muvuca, egocentrismo e injustiça.

No corpo está ligado a cintura, umbigo, ovários, rins e quadris!

**TAO : Do Caminho surge Um, de cuja consciência por sua vez surge o conceito de Dois (Yin e Yang). Aja com sutileza em lugar de força. É a arte do não agir. Todos e tudo são interdependentes, uma coisa só, Yin e Yang, opostos e complementares. Embora opostos, um não existe sem o outro.
*Clássico, mencionado no início do texto, quer dizer O SIGNO PURO, ou seja, as características mencionadas são apenas para o SOL em Libra, mas o espelhamento da personalidade através da Astrologia, é o resultado de infinitos fatores que influenciam tais características, que serão percebidas de forma mais forte ou mais fraca, ou até mascaradas, a depender do Ascendente, Lua e os aspectos que esse SOL recebe de outros planetas.
Dessa forma, para ter um perfil completo é aconselhável consultar um Astrólogo e fazer o Mapa Astral !

obs.: De acordo com os Decanatos há variações marcantes de personalidade, pois cada Decanato
tem um Planeta regente que enfatiza uma faceta diferenciada de cada signo.

Saiba mais sobre os decanatos de Libra clicando no botão abaixo.

Lembrando que todos nós temos Libra abrindo alguma casa, assim como Vênus, regente desse Signo, em algum lugar do no nosso Mapa Astral, portanto precisamos saber onde essa energia vibra, para saber como ela influencia a nossa vida, e como podemos fazer para tirar o máximo de proveito dela!

FAÇA SEU MAPA E DESCUBRA!

Solicite seu MAPA ASTRAL 
clicando no botão abaixo
, ou
ENVIE UM E-MAIL PARA : contato@astrolumine.com.br
Whatsapp : (16) 9 8253 0887